ESTATUTO EDITORIAL

ESTATUTO EDITORIAL

O “Planalto Barrosão” é um jornal quinzenal, independente dos poderes político, económico e religioso, orientado por critérios de rigor e criatividade editorial.

O “Planalto Barrosão” é um órgão de informação de referência, de cariz assumidamente regional.

O “Planalto Barrosão” é uma publicação periódica informativa, que respeita os direitos e os deveres da liberdade de expressão e informação, de acordo com a constituição da república portuguesa. O “Planalto Barrosão” inscreve-se numa tradição europeia de jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.

O “Planalto Barrosão” aposta numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.

O “Planalto Barrosão” entende que as novas possibilidades técnicas da informação implicam um jornalismo eficaz e atrativo na sua permanente comunicação com os leitores.

O “Planalto Barrosão” considera que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.
O “Planalto Barrosão” reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos e tem como limiar de existência a sua credibilidade pública.

O “Planalto Barrosão” respeita e prossegue a sua honrosa tradição de porta-voz dos interesses e dos direitos das camadas menos favorecidas da sociedade Portuguesa, sem que tal orientação signifique transigência com práticas demagógicas ou sensasionalistas.

O “Planalto Barrosão”, por intermédio dos seus jornalistas e sob a responsabilidade do seu diretor, compromete-se a respeitar a legislação aplicável à atividade jornalística, designadamente a Lei da Imprensa, bem como os princípios éticos e deontológicos da profissão.

O “Planalto Barrosão” assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

Associação Editorial das Terras Altas